Como conseguir um aparelho auditivo pelo SUS?


É possível conseguir aparelhos auditivos através do Sistema Único de Saúde (o SUS) caso você seja deficiente auditivo. O grande problema que as pessoas relatam é o tempo de espera para conseguir o aparelho e o processo burocrático, especialmente quando o assunto é trocar o aparelho por um novo.

Aqui vamos ensinar a forma correta de conseguir o aparelho e te ensinar a nunca mais ficar sem aparelhos auditivos ou ter que esperar tanto tempo por eles!

Separe os seguintes documentos:

  • Cartão Nacional de Saúde;
  • RG (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Formulário de encaminhamento do SUS;
  • E caso seja estudante, atestado de matrícula.

Passo 1:

Com esses documentos em mãos, compareça à uma unidade do SUS (ou UBS) que seja de fácil acesso para você. Você será atendido por um profissional que irá avaliar o seu problema auditivo. Pode ser que ele peça alguns exames em outra unidade do SUS.

Passo 2:

Caso o lugar indicado para atendimento seja longe do local da sua moradia, peça também no posto de saúde o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O TFD fornecerá transporte, alimentação e, caso seja necessário, arcará com o custo do pernoite na cidade do atendimento.

Passo 3:

Depois de todos os exames devidamente feitos e com o resultado e diagnóstico em mãos, médico fará (se for o caso) um formulário de encaminhamento do SUS indicando necessidade de reabilitação auditiva após diagnóstico de surdez. Vá ao Posto de Saúde ou ao local indicado pela Secretaria de Saúde da sua cidade.

Passo 4:

Com esse formulário, você será inserido na fila de espera (SISREG – Sistema Nacional de Regulação do SUS) para receber o seu aparelho auditivo. O tempo depende muito de local para local, mas você pode acompanhar o seu pedido com o número do seu protocolo. É só procurar a Secretaria de Saúde e o posto do SUS para saber como está o seu pedido.

E aqui fica uma dica importante: depois de 6 meses de espera, você pode fazer uma denúncia de reclamação na Ouvidoria do Ministério da Saúde – o que costuma agilizar o processo todo. Porém, mesmo assim, muitas pessoas relatam já estar na fila há mais de 2 anos.

E se eu perder o aparelho auditivo, ele quebrar, parar de funcionar ou deixar de atender as minhas necessidades?

Em qualquer um desses casos você pode sim voltar para a fila e repetir o primeiro processo. E aqui vamos te dar a real dica de ouro!

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